curso
JORNADA
AUTOBIOGRÁFICA

A proposta

Todo ser humano é, desde sua infância, educado, orientado e conduzido – na família, no ensino formal, na comunidade a que pertence - a seguir determinados caminhos e padrões para se adaptar ao seu entorno sócio-econômico-cultural; e/ou às expectativas de pais, educadores ou de outros cuidadores. Porém, nestes percursos, nem sempre e nem todos os indivíduos são respeitados nas suas singularidades e jeitos únicos de ser.

Em algum momento da vida surgem pontos de atenção: mudanças na rotina familiar, mudanças de moradia, cidade ou país, separação ou perda de um membro da família; passagens e transições – mudança de escolas, amigos, referências, mentores, amores; acidentes, doenças, desequilíbrios emocionais; dentre outros tantos episódios.

Estes são em geral ‘pontos de virada’ que deixam marcas, feridas, nostalgias. É quando, em muitas vidas, acontecem mudanças na jornada pessoal. Retomar o caminho original de cada um prenuncia a possibilidade de reconstruir nossa integridade e nossa saúde mental e emocional.

Quais as possibilidades e perspectivas de retomar nossa ‘essência’, nossas raízes, nossas potências e impulsos de vida e realinhar nossa jornada?

O convite para adentrar nesta ‘Jornada Autobiográfica’ consiste em que  cada participante faça uma incursão na sua própria história de vida; para desvelar os sinais que, a partir das suas memórias e pesquisa das suas raízes de origem, possibilitem apontar para seu ser mais genuíno; entrelaçar estes sinais, ressignificar e reconhecer ‘o fio dourado’ perdido ou deixado para trás.

No decorrer do processo teremos como interlocutores Carl Jung, Nise da Silveira, James Hillman, Edgar Morin e Rafael López Pedraza. Trabalharemos com premissas básicas sobre a complexidade do ser humano, trazendo leituras, mitos, poesias, troca de experiências e desenvolvimento de tarefas e pesquisas individuais. Histórias de vida serão compartilhadas através de narrativas e expressões artísticas escolhidas por cada participante.

Modalidades

A - Em grupo de até 10 pessoas: 10 sessões aos sábados das 10h30 às 12h

            Agosto – 6 e 13

            Setembro – 3 e 17

            Outubro – 8 e 22

            Novembro – 5 e 19

            Dezembro – 3 e 10

B – Em grupo de até 5 pessoas (de uma mesma instituição ou possibilidade de montar seu grupo de amigos ou conhecidos): dias e horários a combinar – sessões quinzenais de 1h30 cada.

C – Individual: dias e horários a combinar – 10 sessões quinzenais de 1 hora.

Local e plataforma

 

Os encontros em grupo acontecem de forma híbrida - presencial e online:

- As sessões presenciais em local a confirmar, para quem é de São Paulo.

- As sessões online via plataforma Zoom de forma síncrona e não serão gravados.

 

Os encontros individuais acontecem online.

 

Mais informações

Preencha o formulário encurtador.com.br/dmuN2

Responsável

Adriana Friedmann

Educadora e antropóloga com mais de 40 anos de vasta e reconhecida experiência com formação, processos de escuta e autoconhecimento. 

 

Confirme seu interesse até dia 1 de Julho através do e-mail nepsidcursos@gmail.com pois as vagas são limitadas.