grupo de estudos
ESTUDOS BIOGRÁFICOS E AUTOBIOGRÁFICOS

Ao reencontro da nossa alma nas memórias da infância

Se quisermos acolher a criança a partir da sua essência,

precisamos acolher a essência da nossa criança interior.

 

As memórias de infância têm uma importância primordial no ‘vir a ser’ de todo indivíduo: é onde moram as raízes de quem somos, onde tudo começa. Porém, essa fonte de inspiração, essa essência, essa alma única de cada um, vai se secando, ficando nebulosa e se perdendo no decorrer da infância, da adolescência e da vida adulta, quando não reconhecida ou acolhida pelo entorno, pelas instituições nas quais estamos inseridos, que acabam invisibilizando e ignorando a ‘semente do fruto de carvalho’, o verdadeiro ser de cada ser humano.


Tomando como ponto de partida recortes de memórias individuais dos participantes e da leitura de biografias e autobiografias escolhidas por cada um, propomos o desenho de cartografias autobiográficas para o resgate e reencontro com a alma individual de cada um. E construir, com base nestes conhecimentos e processos de auto- conhecimento, uma versão da ‘Árvore da vida’ de cada participante- autobiografia individual - na possibilidade de reconhecer e resgatar a essência única de cada um.


Inspirados na mitologia, na poesia, na literatura e em histórias de vida e, tomando como bases conceituais a compreensão de individuação, essência e desenvolvimento de Carl Jung, James Hillman e Rudolf Steiner, vamos dialogar e nos debruçar nas ideias e estudos: da Complexidade de Edgar Morin; a formação da alma brasileira com Roberto Gambini; sobre autores da Antropologia básica a partir das obras de Tim Ingold, Norman Denzin e Edgard de Assis Carvalho.


No decorrer do curso, cada participante irá escolher biografias e/ou autobiografias do seu interesse para leitura e pesquisa.

Responsável: Adriana Friedmann, Educadora e Antropóloga

 

Duração: 1 ano
 

Dias e horários:
2 encontros mensais de 2h cada

 

6ªs à tarde das 18h30 às 20h30
    Fevereiro – 5 e 19
    Março – 5
 e 19
    Abril– 9 e 30
    Maio - 14 e 21

    Junho – 4 e 18

    Julho – 23 e 30
    Agosto – 13 e 27

    Setembro – 10 e 24

    Outubro – 8 e 22

    Novembro – 5 e 19

    Dezembro – 3 e 17


Plataforma:

- Opção de conexão simultânea via plataforma Zoom - as orientações de acesso serão enviadas para os participantes antes de cada encontro.
- Opção gravada - A gravação dos encontros estará disponível por tempo limitado entre um e outro.


Descontos especiais para profissionais de escolas públicas e para grupos.


Mais informações - adriafried@globo.com